domingo, maio 22, 2016


Em A Política, Aristóteles trata da Atenas real, aquela que se configura cotidianamente aos atenienses, e não dedica muito empenho a idealização do sistema político, como seu mestre Platão o fazia. Nesta obra são abordados temas fundamentais á vida política da cidade, como sua estrutura, a escravidão, a família, as riquezas, a educação e, comparativamente, a organização política de outras cidades.
Considerando o homem um "animal político, destinado a viver em sociedade", Aristóteles pauta sua realização na ética e na política propriamente dita.
O caráter taxonômico e descritivo da obra permite ao leitor conhecer com fidelidade o mundo grego, bem como observar a destacada função social dos educadores e juristas.
"A Justiça é a base da sociedade. Chama-se julgamento a aplicação do que é justo. "


Nunca será demasiado reafirmar que "Raízes do Brasil" inscreve-se como uma das verdadeiras obras fundadoras da moderna historiografia e ciências sociais brasileiras. Tanto no método de análise quanto no estilo da escrita, tanto na sensibilidade para a escolha dos temas quanto na erudição exposta de forma concisa, revela-se o historiador da cultura e ensaísta crítico com talentos evidentes de grande escritor. A incapacidade secular de separarmos vida pública e vida privada, entre outros temas desta obra, ajuda a entender muito de seu atual interesse. E as novas gerações de historiadores continuam encontrando, nela, uma fonte inspiradora de inesgotável vitalidade.




Título: O Povo Brasileiro – A Formação e o sentido do Brasil
Autor: Darcy Ribeiro
Editora: Cia. das Letras
Ano: 1997
Edição: 2ª

Legião Urbana - Que País é esse? (1987) - Renato Russo



terça-feira, maio 17, 2016